Memorial do Imigrante na Mooca

Memorial do Imigrante na Mooca O Memorial do Imigrante na Mooca é uma instituição pública localizada na sede da extinta Hospedaria dos Imigrantes, no bairro da Mooca, na cidade de São Paulo, onde se concentra grande quantidade de documentação sobre a imigração para o Brasil na passagem do século XIX para o XX.

Histórico

Em 1882, foi instalada uma hospedaria para imigrantes no bairro do Bom Retiro. Pequeno e com constantes problemas de epidemias, o local mostrou–se inadequado para os fins a que fora designado. Decidiu–se, então, pela construção de instalações que atendessem às necessidades de recepção do grande número de estrangeiros que para São Paulo afluíam.

A respeito do local ideal para a construção da Hospedaria de Imigrantes, consta do relatório apresentado pelo governo da província à Assembléia Legislativa provincial no dia 15 de fevereiro de 1886:

"...autorizando a construção do novo edifício para a Hospedaria, determinou que esta ficasse situada nas proximidades das linhas ferreas do Norte e Ingleza. O terreno da Luz (já então adquirido) fica próximo só da segunda destas linhas".

Em relatório da Repartição de Obras Públicas, apresentado em 15 de novembro de 1887, lia–se:

"...foram iniciados no correr de julho do mesmo anno (1886) os trabalhos de construcção do alojamento de immigrantes e a 7 de junho proximo passado, isto é no intervallo de 10 ½ mezes, já se achavam concluidas as seguintes obras:Bonde no Memorial do Imigrante

1. Ala longitudinal do edificio principal medindo a extensão de 75 metros;
2. Refeitorio e dependencias;
3. Estação–armazem com latrinas para homens;
4. Lavanderia com tanques e latrinas para mulheres.

Entregue a 19 de junho ao serviço da Inspectoria da Immigração a parte edificada poude já prestar–se a accommodar cerca de 1200 immigrantes."

Texto de 1908 diz: "A Hospedaria de Imigrantes da capital de São Paulo, construída e inaugurada sob a presidência do Exmo. Sr. Conde de Parnaíba, em execução da Lei nº 56, de 21 de março de 1885, é destinada a receber os imigrantes procedentes do estrangeiro ou de outros Estados da União, que, agenciados em seu país ou viajando espontaneamente, procuram o Estado de São Paulo, a fim de localizarem–se na lavoura, nos núcleos coloniais ou nas indústrias. Começava a funcionar a Hospedaria de Imigrantes e quase três milhões de pessoas passariam por estas dependências nos seus 91 anos de existência.

Hoje o prédio abriga o Memorial do Imigrante.

Turismo

Maria Fumaça no Memorial do ImigrantesHoje, o Memorial do Imigrante é um dos mais renomados pontos turísticos e culturais de São Paulo.

Além de abrigar todo o acervo histórico da hospedaria, abriga também algumas salas quem contam fatos dramáticos da história, como a Segunda Guerra Mundial, que acabou ocasionando os desastres de Hiroshima e Nagasaki no Japão.

Possui uma pequena fazenda de café, lanchonete, e um passeio de Maria Fumaça. Passeio que proporciona aos visitantes ver como era o transporte público e as viagens da época.

Durante o passeio, podem ser vistos vários trens e vagões parados que estão prestes a serem reformados, para voltarem ao funcionamento.

Muitos desses trens estão localizados abaixo do Viaduto Guadalajara, e ao lado da linha de trens da CPTM, que contrasta fortemente com os trens do século passado.

O Memorial ainda serve como hospedaria, não para imigrantes, mas sim para moradores de rua, que recebem comida e abrigo. Essa hospedaria está localizada em uma rua que da acesso à Radial Leste, outra entrada do Memorial do Imigrante.


Memorial do Imigrante na Mooca

Rua Visconde Parnaíba, 1316 - Bairro Mooca - São Paulo - SP
CEP: 03044-000
(11) 2692-6507

 

  Sobre o EncontraMooca
Fale com EncontraMooca
Anuncie no EncontraMooca
Cadastre sua Empresa no EncontraMooca (grátis)



Termos EncontraMooca | Privacidade EncontraMooca

Bandeira do bairro da Mooca